A topografia como disciplina existe há centenas, senão milhares de anos, e alguns dos equipamentos usados hoje se originaram centenas de anos atrás. Embora a tecnologia por trás deles tenha melhorado, no fundo eles são os mesmos instrumentos. Os três que são mais usados em pesquisa são:
- Teodolito
- Estação total
- nível Automático
Os instrumentos usados no levantamento são instrumentos de precisão usados para obter medições precisas que podem ser usadas para mapeamento, modelagem e criação de plantas baixas. Os equipamentos de levantamento geralmente têm outros usos além do levantamento, então você pode vê-los no campo e não sendo usados como parte de um levantamento, mas ainda serão usados para coletar medições. Embora alguns instrumentos possam ser mais avançados do que outros, às vezes não é necessário usá-los em todos os trabalhos, dependendo do que está sendo pesquisado.
Teodolito
Embora raramente usado hoje em dia, o teodolito foi o predecessor dos instrumentos de pesquisa modernos. Ele mede ângulos nos planos horizontal e vertical e pode ser muito preciso.
O teodolito foi usado na retriangulação da Grã-Bretanha entre 1936 e 1962, usando pilares trigonométricos de concreto estabelecidos em colinas e montanhas por todo o país. Usando os dados coletados, o Ordnance Survey mapeou todo o país.
Este é um instrumento que é amplamente utilizado para levantamentos topográficos em diferentes ambientes.
Estação total ou teodolito de estação total
A estação total ou teodolito de estação total é uma versão mais abrangente de um teodolito, que combina um EDM (medição eletrônica de distância), com um teodolito e um microprocessador capaz de armazenar dados. É utilizado em levantamentos topográficos, levantamentos de implantação e levantamentos de elevação. Como pode ler distâncias de declive, também é usado no levantamento de pedreiras e minas.
A medição é feita usando uma micro-ondas modulada ou um sinal portador de infravermelho. Isso é gerado por um emissor no caminho óptico do instrumento. Tal como acontece com um scanner a laser 3D e teodolito, uma estação total só pode pesquisar o que pode ver, portanto, se um ponto estiver obstruído, não será mensurável. O sinal é então refletido por um prisma refletor no ponto que está sendo levantado. O padrão que o sinal de retorno produz é então lido, registrado e interpretado pelo microprocessador, minimizando o trabalho manual feito no cálculo.
Enquanto um teodolito só pode ser usado para medir pontos horizontais e verticais, uma estação total pode obter uma média de vários ângulos e distâncias medidas, bem como calcular a distância entre dois pontos e obter elevações. Muitas estações totais também podem medir pontos remotamente, de modo que as alturas de edifícios e estruturas podem ser medidas sem a necessidade de visitar o ponto.
Levantamento por drone
Os levantamentos com drones também estão sendo cada vez mais utilizados para o levantamento de grandes áreas, para levantamentos de telhados e outras áreas inacessíveis. Além de fornecer um registro fotográfico, as informações da nuvem de pontos também podem ser produzidas para complementar a varredura a laser terrestre.
Nível Automático
Um nível de trânsito é o mais simples de todos os instrumentos sobre os quais falamos aqui, mas ainda é incrivelmente útil devido à sua simplicidade. É usado tanto na topografia quanto na construção, o que mostra sua versatilidade. Usados para linhas e pontos horizontais, eles medem níveis relativos.
Semelhante a um teodolito, um nível de trânsito tem um espírito que nivela o dispositivo. O telescópio então gira horizontalmente para fazer leituras.
Níveis precisos podem medir a altura dos pontos com alta precisão, até décimos de milímetros. Isso é usado no monitoramento preciso de edifícios, barragens e terraplanagens, onde qualquer movimento infinitesimal pode ser rastreado ao longo do tempo.
Fonte: https://www.landform-surveys.co.uk/news/general-updates/equipment-used-surveying/